Nada como algo diferente.
Assim decidi por um salmão com vodka, tangerina e cogumelos.
Peguei em duas postas de salmão que temperei com sal, alho, especiarias, algumas pimentas pretas, meia chavena de chá de vodka e duas tangerinas espremidas. Deixa-se no minimo uma hora na marinada, virando em metade do tempo.
Um pouco antes de começar a cozinhar, decidi-me por umas belas capirinhas.. as melhores capirinhas do mundo e arredores, dito por todos que as provaram, sem tirar nem pôr.
Utilizo exclusivamente a cachaça Velho Barreiro importada do Brasil. É feita a partir da cana de açucar. Curiosamente na garrafa é referida a proibição de venda no mercado brasileiro, provavelmente pelo teor de alcool (40vol).
O alvo do almoço: senhor salmão.
Fiz grelhar as postas de salmão de um lado e outro, numa frigideira anti-aderente com um fio de azeite (pode ser no grelhador). Após esta fase reservei.
Na frigideira mais um fio de azeite e acrescentei os cogumelos até dourarem e largarem toda a água. Juntei a marinada filtrada, deixando apenas as pimentas. Deixei ferver. Acrescentei duas colheres de sobremesa de amido de milho (maizena) desfeitas um pouco de água. Mexi várias vezes para ligar tudo muito bem.
Servi então assim
Acompanhei com umas batatas temperadas com sal, azeite e canela que levei ao forno até ficarem bem douradas.
A salada não foi da minha autoria, mas está sempre presente nas minhas refeições, quanto mais não seja un legumes cozidos ou salteados.
Salada composta por tomates cherry, queijo de cabra de palhais, alface, cebola, ervas, um pitada de sal, azeite e vinagre.
Sol, boa comida, boa bebida, boas pessoas e os animais de que gostamos
São estes pequenos momentos que nos fazem sentir bem.
domingo, 28 de outubro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
12 comentários:
Deus do céu!! Agora que terminei meus afazeres domésticos e me e vim logo correndo. Que delícia de almoço!! Achei fantástica a marinada do salmão e vou tratar logo de reproduzir por aqui. E me senti presenteada com a bebiba que escolheu pois é bem brasileira mesmo. Lindas as fotos!! Amei!
Adorei belo domingo já não posso dizer a mesma coisa foi boa a sua receitinha e familia ainda melhor.um abraço meu amigo.Natércia...
Que delícia de refeição.Adorei como preparastes o peixe.E quisera eu ter provado a tua caipirinha.
Adorei o vodka e a tangerina no salmão e a canela nas batatas. Irei certamente experimentar!
Tudo de bom nessa reunião, a familia, os animais, a marinada do peixe, o aperitivo, o tempero do acompanhamento e o queijinho delicioso na salada.
Uhau!!!
Beijocas
bem.. nem sei o que me apetecia mais agora: se o salmão se a caipirinha... um belo domingo, sem dúvida.
Isto é o que chamo de almoço maravilhoso de domingo...
Nada ficou ao acaso, adorei todos os pormenores. Macacos me mordam se não vou experimentar cozinhar o salmão assim...
tem muito bom aspecto tem sim senhora..k maravilha mesmo esta tb babei a olhar para ela......bjokas
Obrigada pela comentário-lição sobre sushi e não só.
Eu não percebo nada deste assunto, só me aventurei a levar para casa porque tinha que experimentar... comprei no Corte Inglês.
Não se importa de me dizer qual é o restaurante em Alcântara? Fica perto de mim e talvez arranje outra cobaia para lá ir comigo! O pessoal cá de casa nem pensar...
Até sempre!
Pois esse senhor salmão, ficou muito bem "apessoado"... Gostei muito desse molho que envolve o salmão! E à caipirinha, também não dizia que não!!
O quem é quem descobre-se no meu blog, no dia 19/09...
Amanhã vou dar-lhe o nome de um japonês fantástico em Lisboa(segundo a minha amiga P, que percebe do assunto...
É o Sakura, em Entrecampos, na Rua José Carlos dos Santos, nº 18-A.
Enviar um comentário