sábado, 21 de julho de 2007

Tarte de Pera e Banana e Pão de Milho e Sushi

Tinha de aproveitar umas bananas cuja casca já estava a ficar "tocada" e lembrei de fazer uma tarte. Como não há uma sem duas, aproveitei e fiz um pão de milho que resultou estupendamente bem





Peguei em quatro peras que havia comprado de vespera a pensar na tarte. Não descasquei mas cortei em quatro e tirei os caroços. Cortei em pedacinhos para um tachinho, juntei quatro colheres rasas de acuçar amarelo, um cálice de Vinho do Porto, quatro cálices de água e coloquei ao lume. Quando as peras já estavam a ficar cozinhadas juntei quatro bananas cortadas às rodelas, deixei ferver até parecer uma compota. Juntei duas colheres de sopa de amido de milho M. desfeitas num pouco de água que juntei no tachinho. Mexi até engrossar e deixei arrefecer.
Peguei numa embalagem de massa já pronta (não havia tempo) e deixei uns minutos fora do frigorifico desenrolando depois na forma de tarte.
Despejei o preparado para dentro da forma e levei ao forno até dourar. Depois de fria polvilhei com canela.



Nada que saber.
Misturei 500gr de farinha de trigo e 500gr de farinha de milho fina (tipo 70) e uma colher de sopa rasa de sal. Desfiz dois cubos de fermento fresco (2x25gr) num pouco de água morna e juntei à farinha. Enquanto ia mexendo com um garfo ia rectificando a água.
Amassei até estar no ponto. Deixei levedar dentro da forma salpicada de farinha e levei ao forno pré aquecido.
Parece um bolo, mas não é. Cortei uma fatia tipo bolo só para exemplificar

O sushi foi um jantarinho a dois em boa companhia. Uma dose de sushi, uma de sashimi e uma de tempura com um belo sakê geladinho. Ahh e umas boas risadas!

2 comentários:

Eli disse...

Delícia!! Andou cozinhando bastante em?! Só coisas boas. :)

Nogueirajcs disse...

Boas e light. Pena, as fotos não ficaram muito boas, na minha opinião