terça-feira, 17 de junho de 2008

Arte de partilhar

Acredito em actos provocados pela natureza e por nós.

Isto que vos mostro é para mim um desses exemplos, um acto de magia.

Para mim é sempre uma alegria ver o resultado que sai das minhas mãos e do forno.
Sempre que cozo pão, lembro do acto de partilhar... partilho sempre.
Do pão que faço, ofereço sempre, começando sempre por alguém mais chegado.
Às tristezas partilho, as alegrias idem.

Na foto a partilha começa quando o pão começa a estalar como que a dizer: "parte-me, distribui-me".



500g de farinha de trigo
250g de farinha de trigo integral
250g de farinha de centeio
02 cubos de fermento fresco (2x25g)
01 colher de sobremesa de sal
02 colheres de sopa de oleo
Água q.b.

Numa taça coloquei as farinhas, o óleo, o sal dissolvido em água morna e mexi tudo com um garfo. Acrescentei o fermento dissolvido.
Ao mesmo tempo que ia mexendo ia acrescentado água morna, até ficar tudo bem ligado mas sem "empapar". Coloquei a massa na pedra da cozinha e amassei uns 10 minutos até a massa ficar bem elástica. Formei uma bola e coloquei na taça enfarinhada até duplicar de volume (de 1h a 2h) sendo que de seguida coloquei novamente na pedra e sovei bem mais uns dez minutos, formando uma bola virando para baixo as pontas que se formavam.
Coloquei a bola de massa numaa folha de papel vegetal salpicada de farinha, em cima de uma tabuleiro. Salpiquei bem de farinha a bola de massa. Deixei crescer um pouco e levei ao forno a 200º.
Quando a farinha com que salpiquei a massa, estava douradinha... o pão estava pronto. Deixei descansar um pouco, retirei, deixando arrefecer em cima de uma grelha.

9 comentários:

risonha disse...

então podes começar a partir e a partilhar que eu estou á espera da minha fatia.

Baú da Conceição disse...

Está com um aspecto óptimo.
Podes partilhar comigo tambem.
Beijinhos.

Natércia Ramalho disse...

Nogueira eu também quero! é as meninas que chegam primeiro querem tudo para elas...Adorei. Um bjo. Natércia...

QqCoisa disse...

Pareceme bem gostoso! :)

Registe-se gratis e ganhe premios no novo portal de Blogs de Culinária no www.paracozinhar.com !

Unknown disse...

nham,nham... pãozinho :)

Elba Pessanha disse...

Tem um aspecto delicioso.
Faz tanto tempo que não faço pão...

Cherry Blossom disse...

Isto sim é poesia...
Faz tempo que quero fazer um pão assim, mas tenho dificuldade aqui em achar o centeio.
Este seu além de apetitoso me parece muito fácil.
Obrigado pela gentil visita!

Unknown disse...

Tem um aspecto delicioso.
Continuo a preferir fazer o pão à mão, batendo a massa na pedra.
Vou experimentar a receita.

Nogueirajcs disse...

Também prefiro o pão amassado à mão. Comprei uma maquina ha uns dois anos, mas à mão é sempre à mão. Por vezes... faço na maquina e depois transfiro para uma forma e asso no forno convencional.

Quem me dera ter um forno a lenha...