terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Clepe?

Numa pequena brincadeira com uma das vitimas dos meus cozinhados decidi estrear o wok que a C. e a H. me ofereceram pelo Natal. Agradecido meninas.

Assim, desta vez o J. foi a vitima. Não se sentiu mal, não regurgitou. Ri muito, rimos muito com esta pequena brincadeira.

Antes de servir a janta decidi perguntar: "Quel clepe?"

Para cada crepe... peguei numa folha de papel de arroz, coloquei uns segundos em agua morna para amolecer e não partir ao dobrar. Coloquei o recheio como mostra a figura abaixo (n tirei foto) e dobrei para dentro a parte mais junta a mim e as laterais... para depois de enrrolado não derrama-se. O recheio é a vontade. Simplesmente coloquei mistura chinesa de legumes congelados que pre cozinhei por minutos no microondas e um pouco de soja granulada demolhada. Por cima do recheio coloquei um pouco de molho "agri doce". Enrrolei. Amoleci uma segunda folha e enrrolei o mesmo crepe. Ficou reforçado não fosse o destino fazer das suas. Bastava uma folha. Fritei em óleo durante uns minutos. Não ficou muito dourado, talvez por ser folha de arroz e a experiencia levou-me a ter prudência.





No wok coloquei um fio de azeite (há quem utilize óleo de sésamo). Deixei aquecer bem e coloquei alho francês congelado (pedacitos) e deixei saltear bem. Mais ou menos pela seguinte ordem fui salteando: cenouras baby, cogumelos shitake (secos) hidratados em água quente, bróculos congelados em pedacinhos, seitan em pedacinhos, mistura chinesa de legumes congelados. Juntei um pouco de molho agri-doce, molho de soja e uma mistura turca de ervas.
Depois de cozinhados mas ficando "al dente" juntei massa vermicelli (tipo cabelos de anjo) demolhada. Quando estava a comprar pensei que era de arroz por ser tão transparente. Salteou mais um pouco e voilá.

10 comentários:

risonha disse...

eu goto de clepe e o teu tem um al muito bom... ainda soblou algum pala mim?
lol

Natércia Ramalho disse...

Nogueira a receita uma maravilha mas esta também é para agradecer todo o carinha que você me deu quando estive internada isto vai um pouco melhor mas longe de estar bom não posso fazer nada de nada pois os médicos querem repouso mesmo rigoroso e aqui estou eu mais tempo na cama do que levantada mas tenho que ter calma pois como eles dizem eu estive ao pé dos anjinhos mais uma vez obrigada um abraço. Natércia

Elvira disse...

Pla mim podem sel dois clepes, SFF...!! ;-D

Eli disse...

Se sobrou já estou chegando amigo! :)

Marizé disse...

Eu "quelo"!

Costumo fazer com massa filo, tenho de experimentar o papel de arroz.

Isabel Salvador disse...

eo tambem quelel clepes......pol favol..........bjokas

Marcia disse...

Seu clepe está bem parecido com o rolinho primavera daqui. E se fizer com recheio de banana ou maçã, fica parecido com a sobremesa do McDonalds. Gostei mesmo de conhecer sua cozinha.

Agdah disse...

Oi, Nogueira!! Obrigada pela visita ao Agdá. Não faz muito tempo postei sobre as folhas de curry aqui.

Nani disse...

Uau esse clepe está com um aspecto divinal, quero um.
Beijos e ótimo final de semana!

Natércia Ramalho disse...

Nogueira se poder passe lá no meu canto tenho lá uma coisinha para si.um abraço bom fim de semana Natércia...