quinta-feira, 19 de julho de 2007

Pão de Queijo, Óregãos e passas

Adorei a ideia de fazer pão em casa. Fiz a primeira vez e resultou. Desde que comecei, fiz várias variações, todas... modéstia à parte, muito saborosas.

Então decidi quebrar as regras. Na cozinha é necessário quebrar as regras,
experimentar, inovar e provar... e aprovei. Bingo

Passei no M... e comprei farinha de trigo integral.
1/2Kg numa taça grande de vidro, uma colher de sopa de óregãos, 1 queijo de cabra (que tinha deixado secar umas duas semanas ao ar livre)que ralei no momento, umas quatro colheres de sopa de azeite, umas pitadas de sal, um cubo de fermento fresco que desfiz numa chavena (xicara) de leite morno.
Seguindo a sequência acima, fui misturando tudo com uma colher. Quando já estava bem misturando e só em último meti as minhas mãos na massa. Tive de acrescentar mais um pouco de farinha até dar o ponto. Amassei com todo o meu calor e sagacidade. Tinha de quebrar mais uma regra e juntei passas de uva das amarelinhas.
Salpiquei de farinha uma forma redonda de bolo e coloquei a massa lá dentro. Deixei levedar dentro do forno desligado pois não pode apanhar corrente de ar.
Retire a forma do forno e pre-aqueci. Cobri a massa com uma mistura de 1 colher de sopa de óregãos, 2 colheres de sopa de queijo ralado e quatro colheres de sopa de azeite.
Levei ao forno e voilá.

É um dos meninos dos meus olhos, o Senhor Pão.

Há uns meses que faço o meu próprio pão, tirando uma outra vez que tive de comprar já feito por falta de tempo e cansaço.

Mais receitas de pão virão por aí

2 comentários:

risonha disse...

relamente aqui está uma boa receita para a minha máquina. e quanto ao tamanho dos pães, podemos sempre amassá-los na máquina e depois cozê-los no forno tradicional, moldando-os assim do tamanho que quisermos. obrigado pela receita.
já adicionei o seu link no meu blog ok?

Nogueirajcs disse...

;)