quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Modernices vs Máquina de fazer pão




(Tefal Home Bread XXL)

Ando a ponderar a hipótese comprar uma máquina de pão e a que ando com olhos nela é a da foto.
Tenho feito sempre pão à mão, mas ponderei, ponderei e vou continuar a ponderar mais alguns dias e será sim ou não.

Há uma questão... a questão estética... quando acaba de cozer o pão... as pás misturadouras ficam agarradas ao fundo do pão(?) pelo que penso será necessário retirá-las. Aí entra a tal da estética... ficam dois buracos no fundo? Pequenos?

À mão utilizo sempre 800/900g de farinhas. Com sementes, água, fermento etc dá um pão de cerca de 1500g. A massa final coloco-a numa forma especifica. Um pão desses dá para imenso tempo.

Como esta máquina dará para fazer pães de 750g, 1000g ou 1500g... a comprá-la, quando confeccionar pães só para mim, farei de 750g. Assim dá para variar mais vezes de receitas.

4 comentários:

Leo Paixão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leo Paixão disse...

Acho mais bacana fazer o pão à mão mesmo. E sem usar formas, tendo a liberdade de criar formatos que quiser, e com uma casca infinitamente superior. Sabe, eu acho muito importante o respeito aos tempos de fermentação dos pães. Não sei quanto a essa máquina, mas acho que se vc gosta de pão é mais interessante investir em farinhas enrriquecidas, livros e cursos, começar a fazer as próprias iscas e, consequentemente, pães deliciosamente aromáticos e elásticos.
Grande abraço.
www.fuckinggourmet.blogspot.com

Marcia disse...

Querio Nogueira
comprei esta máquina e a minha faz de 600 a 900 g.
Somo 2, eu só consumo o integral e marido consome o branco. 2 ´~aes por semana, sendo que as nossas bassezinhas comem um tanto quase igual e os farelos ficam para os pássaros. Vale a pena.
Espero sua participação no Final de ano feliz no Idéias. bj

Smas disse...

Ando a pensar comprar uma máquina de fazer pão há imenso tempo...
Obrigada pelo esclarecimento, o que uso é o que está mencionado nos pacotinhos de fermento para pão em pó.