terça-feira, 4 de setembro de 2007

Pota recheadas

Pois... Potas... as primas das Lulas, só que com o seu gosto um pouco mais forte mas muito saborosas para além de bem mais baratas. De qualquer modo as Lulas são muito mais saborosas... de sabor mais delicado.

Depois de arranjadas as ditas, cabeças cortadas, olhos e tripas retirados, lavar muito bem. Deixar uma meia hora em água e vinagre para aclarar e "desinfectar". Não esquecer retirar uma espécie de tenaz que elas têm no meio dos tentáculos.
Como as potas têm a pele mais escura que as Lulas tenta-se retirar essa pele, coisa que não fiz por falta de paciência.
Estas operações devem ser feitas de véspera, assim como o recheio e o enchimento delas... evita stress desnecessário.

Pois, então cortei os tentáculos e parte da cabeça em pedacinhos refogando em cebola, alho, louro e um pouco de paprika. Deixar estufar mexendo de fez em quando, bem como refrescar com um pouco de vinho branco. Quando o estufado estiver completo, ligar com um pouco de farinha do vosso agrado para que fique sequinho.

Recheei as potas, fechando-lhes o corpo com um palito.

Após estes procedimentos, cozinhei as raparigas num molho de tomate gostoso que as cobria. O molho deve cobri-las para evitar andar a virá-las. Antes de terminar, juntar coentros picadinhos, ervas essas que compro frescas e tenho sempre cortadinhas no congelador.

Para o arroz... fervi água e sal colocando o arroz. Quando estava "al-dente" retirei e coloquei no passador, passando por água da torneira. O arroz ficou bem solto. Muito simples.

Para além do arroz fiz uma salada acrescentando como às vezes é hábito um queijo de cabra que cortei em cubos.

Toda a refeição foi regada com um vinho branco bem geladinho... huuuumm


6 comentários:

Eli disse...

Menino meu maridinho ficaria apaixonado por esse pratinho!! :)

Nogueirajcs disse...

Então é só fazer... é muito facil de confeccionar :)

Natércia Ramalho disse...

Que maravilha adorei essa receitinha.um abs Natércia...

colher-de-pau disse...

Que bom!!!
Adoro lulas recheadas!!!
Boa sugestão para um destes dias!

Elvira disse...

Acabo de descobrir este seu delicioso espaço com muito agrado. Vou já linkar o seu blog no meu "bistrot" para voltar muitas vezes. :-)

Já agora, não se quer juntar à nossa comunidade de blogues culinários em língua portuguesa...? Basta que se registe como usuário e depois é só submeter o seu blog. É aqui: http://www.cozinhasdomundo.com/

Um abraço.

Katia Mine disse...

não conhecia essa pota. Adorei a receita e tbem seu blog.