quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Completamente vegan...

... aliás ovo-vegan (não levou leite, mas um ovo, não sendo por isso uma refeição ovo-lacto-vegetariana

Almondegas de seitan, risotto de beterraba, legumes/fruta grelhados...



Almondegas:
Um pedaço de seitan (caseiro) picado na picadora, sal, cebola, alho, umas gotas de molho de soja, duas colheres de sopa de concentrado de tomate. Misturei tudo com um ovo, pão ralado e farinha integral para dar o ponto de liga entre os ingredientes.
Cozinhei em molho de tomate, acrescentando duas colheres de sopa de coentros picadinhos.

Risotto de beterraba:
Cebola picada, alho, umas pitadas de alho em pó, azeite. Refoguei até ficar translucido. Acrescentei o arroz bem lavado, mexendo de vez em quando até alourar e secar. Acrescentei água, acrescentando mais quando ficava seco. Quando senti que estava "al-dente", acrescentei 1/2 beterraba triturada com 1dl de vinho branco. Mexi bem até absorver. Acrescentei depois uma mão cheia de queijo ralado (eu utilizo daquele ralado em filamentos) o qual deixei derreter. Antes de ir à mesa acrescentei duas colheres de sopa de manteiga sem sal light.

Legumes/fruta grelhados:
Beringela, courgette, cenoura fatiada, tomates cherry e uma pera igualmente fatiada e grelhada, que iam sendo pincelados (conforme virava na frigideira anti-aderente) com uma mistura de alho finamente picado e azeite e umas pitadas de sal fino.

Muito simples, nutritivo, desintoxicante e agradável ao olhar...

8 comentários:

Eli disse...

O que seria seitan?! Perdoe a ignorância??
Que luxo esse risoto! Adorei seu pratinho! :)

Patrícia Teniz disse...

Adorei o seu prato, tudo bem colorido. Quanto ao meu bolo de Maça, você tinha razão, estava errada a quantia de açúcar, são 2 xícaras ao invés de 3. Obrigada.

Natércia Ramalho disse...

Oi tambem adorei o seu pratinho mas tal como a Eliana tambem não sei o que é seitan.um bjs Natércia...

Nogueirajcs disse...

Explicações no novo post

Marizé disse...

Olá jc, andei por aqui a "cuscar", e tenho algumas duvidas, (isto porque gostei bastante deste risotto), qual é esse arroz que é lavado, eu uso o arbóreo ou carolino que tem que ter a goma para atigir a consistencia perfeita. E o queijo qual é? Eu uso o parmesão e ralo na hora, mas é tão caro.

Nogueirajcs disse...

Eu normalmente utilizo o carolino.

Há quem diga que não se deve lavar, mas eu lavei. Agora se tiver perfeita confiança na marca que utiliza, força não lave.

Nesta receita, o queijo que utilizei foi simplesmente aquele em filamentos que pode perfeitamente ser o Mozarella. O que utilizei era da marca Jumbo que vendem em saquinhos de 200g, nada caro. Também pode secar ao ar daqueles queijos de cabra de Palhais (embalagens de dois queijos) durante uma/duas semanas e depois é só ralar na hora. Pode é apanhar um ou outro queijo mais salgado. Eu já fiz com esses e também resultou. Atenção por isso ao sal com que tempera a comida.

Também pode utilizar o nosso queijo da Ilha. Compra um pedaço e rala na hora. O de São Jorge que se vende no LIDL é mais barato, mas também há noutras superficies.

Apesar de ser lavado ficou bem cremoso.

Marizé disse...

Obrigada JC, óptimas sugestões, e eu gosto tanto do queijo de cabra da Palhais de facto é salgadito.
Beijocas

Nogueirajcs disse...

N precisa agradecer. Com os blogs estamos todos a partilhar uns com os outros :)